13.5.11

Bronquiolite

Nesta mesma semana de maio, no ano passado, minhas pequeninhas tinham apenas 2 meses e  pegaram um resfriado que virou uma bronquiolite. Foi horrível.

A bronquiolite começa com os mesmos sintomas de um resfriado qualquer. Nariz escorrendo, tosse, febre, e essa tosse vai gerando uma dificuldade para respirar, e a tal da chia aparece quando se escuta o pulmão. Daí lembro que fui para internet ler sobre a bronquiolite:

Fonte: Baby center

"A bronquiolite decorre da inflamação das pequenas vias aéreas dos pulmões (bronquíolos), provocada pelo vírus, agravado pelo acúmulo de muco. Isso dificulta a passagem do ar, causando sintomas parecidos com os da asma.

Uma das causas da doença é um vírus chamado sincicial respiratório (VSR), que também pode provocar infecções de ouvido, laringite e até pneumonia. Mas outros vírus também podem causar bronquiolite, como o rinovírus (do resfriado comum), o adenovírus, o influenza (da gripe) e outros.


Pesquisas indicam que bebês infectados por esse vírus podem ficar mais suscetíveis à asma e a outros problemas respiratórios no futuro, mas a relação não foi completamente estabelecida.

Entre as crianças que estão mais vulneráveis a desenvolver uma insuficiência respiratória mais séria por causa do vírus da bronquiolite estão os bebês nascidos prematuros, os nascidos com problemas cardíacos ou pulmonares e aqueles com deficiências no sistema imunológico.

Nestes casos, a bronquiolite pode ser extremamente grave e deve ser tratada o quanto antes (os casos mais sérios ocorrem em bebês com menos de 6 meses), no hospital."

Imaginem uma mãe apavorada. Eu. Eu simplesmente não dormia. Eu ficava acordada com elas no meu colo, escutando a respiração, porque parecia que elas iam parar de respirar a qualquer momento.

Foram 5 dias de hospital, depois de muita nebulização, muito soro para lavar o narizinho e tantas picadinhas nas minhas meninas. Um pecado.

Depois disso, elas ficaram praticamente o inverno todo em casa. Ficamos com muito medo de acontecer de novo. Mas elas tão pequinhas, tão frágeis... não custou nada, o inverno passou e elas não tiveram mais nada. Mesmo com a irmã em idade escolar, que "traz" todos os vírus pra dentro de casa.

Por isso eu digo para as mães de gêmeos, mães de prematuros, ou mesmo quem tem bebê em casa e nascem no inverno. Cuidem. Cuidem com as visitas e filhos mais velhos, que trazem "tudo"da escola, porque depois é a gente que sofre!

E ontem as duas tiveram febre. Hoje estão chatinhas, não querem comer nada. Claro que este ano elas estão mais fortes do que ano passado, mas espero que não fiquem ruizinhas não. Filho doente acaba com a gente.

4 comentários:

Oi queri! Sei bem como é,...os meus pegaram mais de uma vez! Imagina meu coração,.... Hoje eles fazem tratamento com pneumo e estão super bem... não pegam nada de resfriado e se vem uma virose,..é muito leve...Desde o ano passado (novembro) que não se resfriam! Bom, né?
Bem, espero que elas se recuperem logo.... Dá um aperto no coração né? Para mim, se existe algo ruim da maternidade,..para mim é isso... filhos doentes.
Super beijo e bjinho especial nas tres pitocas.
Ai Gabi!!!
Nem fala!!!
Os meus ano passado não tiveram nadica de nada. Depois de 70 dias de Neo, vieram para casa mas era sem visita, sem saída, sem nada!!!
Eles tb tomaram a synagis que previne a bronquiolite!
Esse ano, mesmo antes do inverno comelar, ficaram bem ruinzinhos e o diagnóstico foi início de bronquiolite!!! Fiquei para morrer!!!
Então fomos atrás da synagis de novo e conseguimos!!!! Farão a primeira dose semana que vem!!!
Assim fico mais tranquila mesmo!!!
Mas mesmo assim, continuarei com todos os cuidados do ano passado, mesmo eles estando mais fortinhos como a tua duplinha linda!!!!
Bjs,
Mari
www.mmmais3.blogspot.com
Ai amiga, não tem nada pior do que criança doente..Deus me livre, a Sophia é prematura, já ficou doente tanto, tanto...qualquer ventinho mais forte..aff..a escola então..mas está cd vez mais forte..espero que suas lindas estejam bem!!! Otimo finde pra ti tá? Beijos, Re
Queridas..espero que melhorem logo..febre é um saco...pq nao dá na gente né.......bjo bjooo

Postar um comentário