5.5.12

Turminha do Futuro 2012

"A fantástica viagem da turminha do futuro rumo ao saber"

Fiquei muito feliz que dentre tantas escolas, a turma da Carol, do Colégio Marista foi escolhido para participar da turminha do Futuro 2012. O projeto existe desde 2007 e  este ano vai atender 11 escolas. Todas os colégios de Criciúma já foram contemplados, alguns mais de uma vez, como o nosso.

Com o objetivo de levar a criança a viajar pelo "Mundo do Saber", as empresas associadas da ACTU (Expresso Coletivo Forquilhinha, ZTL e Critur) juntamente com a professora Iracema criaram o amarelinho, um ônibus interativo, que pega as crianças na escola e leva para os principais pontos da cidade.

São sete viagens, e eu pude participar da primeira, como mãe convidada, o que me deixou extremamente feliz, por já conhecer e admirar este projeto.

Nas viagens, a criançada aprende sobre os aspectos históricos do município, aspectos físicos e territoriais, aspectos demográficos, aspectos econômicos, de ing=fra-estrutura e serviços públicos, aspectos folclóricos, culturais e turísticos e ainda sobre os aspectos político-administrativos. Ufa! Sim, eles aprendem tudo isso em cada viagem!

Cada criança recebe uma mochila com penal e dois livros muito bem elaborados pela professora Iracema de Lorenzi Cancelier Zomer, que é um exemplo de pessoa, de mulher, de professora. Uma senhora com uma sabedoria imensa de vida, que tivemos o prazer de encontrar com ela já na primeira parada da nossa viagem e foi conosco até o final, explicando tudo daquilo que justamente foi elaborado por ela!

Claro que não posso deixar de citar a Marlene, é ela quem assumiu o comando da Turminha e como pupila da dona Iracema entende muito bem de todos os aspectos e contou com muito entusiasmo todas as histórias de um jeito que prendeu a atenção da criançada e tenho certeza que tudo que eles escutaram, visualizaram e tocaram, está gravado na cabecinha de cada um deles.

Para esta viagem ficar ainda mais especial, o diretor do colégio, Valentim Fernandes, embarcou com a Turminha e esteve presente a viagem toda, participando e porque não, aprendendo junto, não é?

Embarcando!

Guto e Charles uniformizados e com crachá!

Marlene iniciando a viagem!

Preparados?

Esta é a professora Iracema.

Até o mascotinho nos recebeu na primeira parada!

Nossa primeira parada foi na Praça Nereu Ramos, onde as crianças aprenderam sobre o nome da nossa cidade, e puderam tocar no capim "cresciuma", que deu o nome à nossa cidade.

Muito curiosos!
Depois fomos conhecer casas tombadas, típicas italianas e árabes, no centro de nossa cidade, que hoje abrigam lojas.

Casa típica italiana, com todos os detalhes bem explicadinhos.

Foto da nossa praça antigamente.

Homenagem aos mineiros
 Entramos na Casa da Cultura que está abrigando temporariamente o busto do primeiro prefeito de Criciúma, bisavó do Diogo.

Galeria dos Prefeitos

Diogo e seu bisavó Marcos Rovaris

Carol, Amanda e Diogo

Também na praça, encontramos o monumento com o nome das 22 famílias de colonizadores italianos.

Cada um respondia se seu sobrenome estava ali!

E choveu, mas a Turminha do Futuro também é preparada para os dias chuvosos:

Ainda passamos pelo Praça dos Imigrantes, onde aprenderam até em forma de teatrinho!

De lá, partimos para o bairro Santa Bárbara, onde aprendemos sobre os negros e os espanhóis:

Igreja Santa Bárbara
 Hora do lanche, que é elaborado por uma nutricionista, nas fotos, a criançada recebendo as instruções de como separar o lixo após o lanche.

De lá ainda partimos para a linha Batista, para conhecer um pouco dos poloneses.

Na volta para a escola, todos cantando a música da turminha e fazendo brincadeiras. Mas também levaram tarefa para casa e tudo que foi aprendido nesta tarde vai cair na avaliação de história da próxima segunda-feira!

Bagunça na volta ao colégio, cantando felizes!

Turma reunida! Primeira viagem da turma da prof Ana Paula!

Gostei demais de participar e aprender sobre nossos colonizadores. Parabéns ACTU, este projeto é realmente um sucesso!

Obs:
Mães que não quiserem fotos de seus filhos por aqui, me avisem que eu tiro, ok?