4.1.13

Bom princípio de ano novo!

Postei uma foto no meu Instagram (@gabigbm) e percebi que a tradição do "Bom Princípio de Ano Novo" é uma coisa bem nossa, até fui pesquisar, porque lembro bem de acordar cedinho para sair pedindo na vizinhança um dinheirinho para comprar picolé no verão!

Achei no sulnoticias.com:

Criciúma - Para os mais jovens a história pode parecer estranha, mas para quem está na faixa dos 30 e principalmente para quem tem ligações com as comunidades do interior, o Bom Princípio de Ano Novo é, com certeza, fonte de boas recordações. Não há um registro confiável sobre a origem da tradição, que em parte lembra o dia das bruxas americano

Logo que amanhece o primeiro dia do ano a criançada sai de porta em porta. Acordam os vizinhos, que quando abrem a casa recebem um entusiasmado Feliz Ano Novo. A criança geralmente já deseja o bom princípio com a mão esticada, aguardando o brinde que receberá em troca.

Quem chegava cedo, levava a maior prenda. Principalmente se fosse um menino. Reza a tradição que se o primeiro a bater a porta fosse homem a sorte do morador seria ainda maior. Dinheiro, bolachas, bombons e muitas balas. Morador que respeitava a tradição se preparava antes. Deixava a casa repleta de brindes aguardando a romaria. Claro, alguns ficavam fazendo beicinho, já que ninguém queria acordar cedo no primeiro dia do ano, mas tinham o mau humor vencido pelas inúmeras gargalhadas.

Este é o resumo do Bom Principio de Ano Novo, uma tradição do Folclore Brasileiro, que corre o risco de ser esquecido, mas que por sorte ele ainda é celebrado com entusiasmo por crianças em várias comunidades do Brasil.


Aqui em casa este ano foi bem assim! Mesmo indo dormir 2 da manhã, Carol acordou ansiosa 8:30 da manhã para sair pedindo o "Bom Princípio", foi acordar as irmãs, que mal entenderam, e a prima Isabella, daí saíram as duas pela vila e voltaram "cheias da grana". Daí os três pequenos viram as duas faceiras e saíram pedindo dinheiro, mal conseguiam segurar, até receberam um saquinho na vizinhança para colocar o dinheiro! Foi muito engraçado, uma festa! E voltavam braba se alguém não dava o dinheiro!


O trio exibindo seu rico dinheirinho!

3 comentários:

Que legal hein, achei que era só na minha família, somos de Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba e na minha família as crianças que desejam boas entradas no Ano Novo tbm recebiam uns trocados rsrsrs... tão legal essas tradições neh, foi minha vó que me ensinou e ela aprendeu com a família dela. Beijos
Nossa, nunca tinha ouvido falar. Mas que coisa legal né? haha Poderia ser para adultos também, sei la :p
Parece divertido! haha

Beijos e ótimo 2013

www.parabeatriz.com
Hoje em dia não vejo mais isso, mas quando eu era criança pequena rsrsrs :) a minha família e vários amigos (muita gente) se reuniam para a passagem do ano e nós ficávamos ansiosos esperando a meia-noite para darmos início ao Bom Princípio... uauuuuu era tudo de bom ‪#‎doceslembranças‬ \o/

Postar um comentário